Hoje despertámos um pouco mais tarde que normal visto que o Castelo de Edinburgo só abria as portas às 9:30h.
Tomámos o pequeno-almoço no Hotel com tranquilidade e por volta das 9h saímos em direcção ao Castelo.
Chegando aí podemos mais uma vez constatar que também estava em obras,mas nem por isso foi mais barata a entrada. Fomos os primeiros a entrar no Castelo e pagámos a módica quantia de 14 libras por pessoa.
É o maior Castelo da Escócia e pudemos constatar isso mesmo à medida que caminhávamos.Podemos ver o Hospital, algumas exposições acerca do exército escocês e as sua várias batalhas sejam nacionais ou internacionais, tivemos acesso a alguns aposentos Reais,a capelas e a várias prisões.
As vistas do Castelo já me tinham comentado que era magníficas e realmente podemos constatar isso mesmo, mas se calhar prefiro as de Calton Hill.
No final da visita ao Castelo já eram 12h e então decidimos passar pelo Hotel e almoçar.
Após 1 hora de almoço tomámos o rumo do Holyrood Palace que fica exactamente nao final da Royal Mile do lado oposto ao Castelo. Este é o Palácio onde a Rainha fica hospedada quando visita a Escócia. Os bilhetes para a entrada no Palácio custavam 14,5 libras e no meu entender eram bastante caros para o que a visita ao Palácio oferecia por isso optamos por não entrar e apenas tiras umas fotos à fachada do Palácio.
Em frente ao Palácio também podemos observar o edifício do Parlamento com um estilo bastante moderno.
Iniciámos mais uma vez a subida da Royal Mile em direcção da Catedral St. Giles, mas quando aí chegámos podemos deparar com obras no interior da Catedral e já não foi possível entrar. Seguimos então para ver outra Igreja, a Greyfriars Kirk e o seu famoso Greyfriars Bobby que foi um cão que se tornou conhecido por ter ficado 14 anos a guardar o túmulo do seu dono,até que ele próprio acabou por falecer aí.
Em seguida fomos visitar a zona das universidades e passámos pela Escola George Heriot, a escola mais famosa de Edinburgo.
O objectivo seguinte era agora a visita à Galeria Nacional, onde podemos observar várias obras de pintores famosos entre os quais Rembrandt e Rafael. A entrada é livre ao Público.
No final já tinha escurecido e tirámos o resto do dia para fazer umas compras e para passear pela Princes street e também pela Roses Street. No final das compras regressámos ao Hotel, preparámos as malas e saímos para jantar e ver o Castelo em versão nocturna.
E assim terminou a visita a Edinburgo,já que no dia seguinte apanharíamos o comboio com destino a Prestwick, já banhada pelo Oceano Atlântico e depois seguiríamos para Tenerife.